Se você entrar em um site de buscas na internet e pedir uma pesquisa sobre “Meio Ambiente”, em poucos segundos virão como resposta só em português, mais de 66 milhões de sites, artigos, possibilidades de negócios, imagens, curiosidades, conceitos, teorias, projetos em pratica, trabalhos, etc. Sem dúvida que o assunto está na “moda”.
Na verdade o nosso planeta está abrigando 7 bilhões de habitantes e tem recursos naturais importantíssimos para a sobrevivência destes habitantes, como o ar que respiramos ou a água que bebemos, limitados e com mau uso. O que fazer?
O Colégio Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira fundado em 1.974, desde 2005 oferece à nossa comunidade, não só de Maringá, mas de toda a região na abrangência do Núcleo Regional de Educação o curso de Técnico em Meio Ambiente com duração de 18 meses, com estágio obrigatório.
Ao sair formado do Colégio o Técnico em Meio Ambiente está qualificado para atender a todas as empresas que precisam se empenhar cada vez mais na preservação dos recursos naturais, sua matéria prima e indispensável para a sobrevivência dos seus clientes. Apesar de já ter formado para o mercado 10 turmas de Técnicos em Meio Ambiente, o curso ainda é pouco conhecido da comunidade.

O principal objetivo da Semana do Meio Ambiente 2012 a ser realizada pela primeira vez, fora do ambiente escolar, como acontece todos os anos, é despertar a comunidade em geral e especialmente a comunidade escolar do segundo grau (graduação mínima para o ingresso ao curso) para os temas que se discutem habitualmente durante a formação que habilitam os formados a serem os Técnicos que a Lei 16.346 de 18/12/2009 da Assembleia Legislativa do Estado que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas potencialmente poluidoras de contratarem responsável técnico em meio ambiente. 

O Evento


No encontro que acontece nos dias 4, 5 e 6 de junho próximo, que vai acontecer no auditório do CREA-PR, Regional de Maringá, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.139 na Zona Sete, cada um será dedicado a discussão de um tema em particular. Assim no dia 4 abordaremos a Educação Ambiental. No dia 5 discutiremos os Resíduos e no dia 6 debateremos a Gestão Ambiental.

Para falar sobre os temas, educadores e profissionais altamente qualificados em cada tema.  Com o evento, esperamos proporcionar uma maior conscientização da nossa comunidade para com a defesa do meio ambiente e claro, ampliação da visibilidade do Curso de Técnico em Meio Ambientem conscientização das empresas para a necessidade dos cuidados na preservação e utilização dos recursos naturais e finalmente provocar a discussão sobre a qualidade de vida que queremos para nossa comunidade e seus descendentes.

Programação:

Dia 04 de junho – Segunda Feira

Tema: Educação Ambiental

19h30 - Abertura oficial

20h00 - Apresentação artística

20h30 - 1ª. Palestra: Educação Ambiental – Os caminhos para o Técnico em Meio Ambiente

Palestrante - Professor Doutor Claudivan Sanches Lopes - Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Educação pela mesma Universidade (2001), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (2010) e é, atualmente, professor adjunto na Universidade Estadual de Maringá (Departamento de Geografia) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) nesta mesma universidade. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em questões relacionadas ao ensino e à formação do professor dessa disciplina. Além de questões relacionadas ao ensino de Geografia, pesquisa a problemática da violência em meio escolar e os possíveis processos de prevenção e intervenção.

21h15 - 2ª. Palestra: As atribuições do Técnico em Meio Ambiente - Palestrante: Engenheira Carmem Lúcia Tamaoki Junqueira Gatto (CREA-PR)

22h00 - Perguntas aos palestrantes

Haverá a distribuição da Cartilha Educativa do Dia Nacional de Adotar um Animal 



Dia 05 de junho – Terça Feira - (Dia Internacional do Meio Ambiente)

Tema: Resíduos

19h30 – Abertura do Segundo dia

19h40 - 1ª. Palestra: Os resíduos no Brasil

Professor Doutor Carlos de Barros Junior – Pós Doutor em Resíduos Urbanos e Conselheiro do CRQ IX (Conselho Regional de Química -  9ª Região).

20h50 - 2ª.  Palestra: As cooperativas de Catadores e a Política Nacional de Resíduos Sólidos – A realidade em Maringá. Dr Fábio Alcure – Promotor Público Federal do Trabalho em Maringá

22h00 - Pergunta aos palestrantes



Dia 06 de junho – Quarta Feira

Tema: Gestão Ambiental

19h30 – Abertura do terceiro dia

19h40 - 1ª. Palestra: Gestão Ambiental – A importância para o nosso futuro

Palestrante – À confirmar

20h50 - 2ª. Palestra: A atuação do Colégio JK na formação de técnicos para o mercado de trabalho

Palestrante - Professor Claudio Palmeira. Advogado e professor da disciplina de Legislação Ambiental do Curso TMA do Colégio JK.

21h10 - 3ª.  Palestra: A mídia e o meio ambiente
Palestrante - Walter Thomé Junior – Diretor Presidente da Sol Propaganda e Presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda, regional Maringá.

22h00 - Pergunta aos palestrantes

Encerramento.

Serviço

Semana do Meio Ambiente 2012

Datas: 4, 5 e 6 de junho

Início: 19h30      -    Encerramento previsto: 22h00

Local: Auditório do CREA-PR (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.139 – Zona 7)






Fonte : José Carlos dos Santos / Profa. Marizane


Comentários