Bem estar animal não é sinônimo de caridade


O animal representa a natureza primitiva e instintiva de que todos nós somos constituídos. O animal é parte da natureza e, como tal, não é bom nem ruim, obedece apenas ao seu instinto, que é também o fundamento da natureza humana e, se não for integrado à sua personalidade, pode ser extremamente perigoso. A necessidade de implantarmos, uma nova mentalidade capaz de permitir uma relação de respeito com os animais e a natureza em geral, permitirá também , o desenvolvimento de atitudes éticas na sociedade.

O grande desafio dos centros urbanos que visam a melhoria da qualidade de vida enfocando a ética , é conseguir implantar e fortalecer a idéia, de que o bem estar animal não pode mais ser considerado como um ato de caridade e sim como uma obrigação legal .

A população de pequenos animais, que vivem e sobrevivem , em relação direta com as condições do meio ocupado pelo homem, não podem continuar sendo abandonados.

Esta situação requer a urgência de unir esforços da comunidade, para que se obtenha o controle de natalidade, enfatizando a necessidade de sensibilização da população sobre a posse e responsabilidade de animais de estimação.

O abandono de um animal é um ato cruel e degradante, demonstração clara, de falta de caráter e incapacidade para assumir compromissos, e caracteriza-se num crime.

Para conscientizar sobre a importância de ser um cidadão responsável pelo seu animal, implantamos a campanha educativa , que mobilizou muitas pessoas a participarem no dia 4 de outubro , do “Dia Nacional de Adotar um Animal”, através da qual foram realizados vários eventos no País, estabeleceu um debate amplo , buscando subsitutir “o problema do abandono” pela “oportunidade da adoção responsável”.

Conseguimos através de pequenas iniciativas individuais e do apoio de entidades sérias, um resultado surpreendente, ocorreram muitas adoções e a possibilidade de darmos continuidade a este trabalho ao longo do ano.Precisamos agir assim, dando sempre continuidade as nossas iniciativas, estimulando a idéia que a proteção dos animais se faz através da boa Ação, e não apenas com doação.

O respeito ao direito dos animais, assim como as riquezas naturais, precisam também passarem a ser encarados como potenciais turísticos , pois demonstra que existe na cidade um alto grau de civilidade.

A defesa do direito dos animais se faz estimulando a cidadania, o desejo de fortalecer a responsabilidade social , e não apenas como um ato filantrópico.Precisamos combater a causa e não ficar se preocupando apenas em controlar as consequências.

O engajamento das escolas, na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza , tem um papel relevante para que as crianças passem a trazer consigo um compromisso ético para com o meio em que vivem, combatendo as atitudes do comportamento violento e criando uma sociedade melhor,onde viverão seus filhos e netos.

Esta nas mãos de cada um, que se dispõe a ajudar os animais a possibilidade de encontrar a solução, se souber compartilhar suas idéias, estimulando a posse responsável e a castração .Na causa animal não existe vencer, mas sim convencer seus semelhantes a serem mais sensíveis e unidos em prol dos animais.

Comentários